A Chef Ana Bueno
Natural de São José dos Campos, chegou à cidade quando tinha 17 anos, com uma mochila nas costas e, na alma, um mundo de curiosidade. “Percebi que tinha um destino a ser cumprido em Paraty durante uma Festa do Divino, em cima de uma árvore da Praça da Matriz, assistindo à procissão passar”, relembra.
O primeiro trabalho em Paraty foi na extinta Eco TV, onde atuou como repórter, ficou famosa e conheceu o município de cabo a rabo. Algum tempo depois foi convidada para assumir a Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty e deu os primeiros passos em produções culturais, como festivais e eventos.
Ana só se tornou cozinheira depois de prestar muita atenção em Paraty/RJ e assumir a cozinha do restaurante junto com a sogra Regina Gama, na inauguração da casa. Ela se inspira do mar à serra honrando a cultura paratiense em todo processo criativo de chef de cozinha.
Trilhou caminhos longe daqui também, cursando a famosa escola Cordon Bleu em Paris e ICIF na região do Piemonte na Itália. Fez diversos cursos na Escola de Artes Culinárias Laurent Suadeau e viajou o Brasil todo cozinhando com outros chefs do país.
Fez história em Paraty com eventos, casamentos e bufês e hoje além de comandar a cozinha do Banana da Terra está a frente do Café Paraty, Casa Paratiana e da loja A Caiçarinha.
Ana é atenta às iniciativas que propiciem a autonomia, o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade. É representante dos movimentos em torno da gastronomia social, da educação ambiental e da economia circular. Tão multidisciplinar quanto a gastronomia.