Projeto Educativo

Menina dos olhos da chef Ana Bueno, a face educativa da Folia Gastronômica ganhou vida própria e segue de vento em popa desde 2014, revolucionando a merenda escolar nas escolas públicas de Paraty.

5.500 alunos e setenta merendeiras das 31 escolas municipais, de uma ponta a outra do município de Paraty, já se beneficiam deste projeto, que requalifica a merenda escolar em toda região. Com um cardápio de cinco semanas, o Programa se destaca pela inclusão de produtos da agricultura familiar, com um custo per capita honesto e bem gerido, enriquecido pela garantia de ganho nutricional.

Contando com 29 padrinhos, é um projeto que, hoje, envolve professores, coordenadores e diretores, em ações que desenvolvem nas crianças os valores e princípios sob os diversos aspectos da cultura alimentar da região – do orgulho dos produtores locais e seus produtos até a introdução de herbários orgânicos, realizados com capricho e muito entusiasmo pelas crianças.

Entre outras iniciativas, o Programa atua na separação e reaproveitamento do lixo dentro das cozinhas das nove escolas da costeira. E até a comunicação faz parte da proposta, levando todos os alunos envolvidos a participarem da produção do Jornal de Comer, um informativo impresso produzido durante o ano todo e distribuído fartamente na cidade, durante os dias da Folia Gastronômica.

Assunto dos preferidos de Ana Bueno, a chef ressalta que um diferencial do Programa Educativo é a participação voluntária de padrinhos, “a maioria deles chefs de cozinha, que adotam uma escola e fazem visitas semanais, para auxiliar as merendeiras a entender e aplicar as mudanças propostas no cardápio. Nesse processo a gente acaba aliando e alinhando saúde, educação alimentar, cultura, meio ambiente, gastronomia, solidariedade e bem comum”.

Ana conta que a semente dessa ideia brotou na Folia Gastronômica de 2014, com o envolvimento de duzentos alunos de nove escolas da rede pública escrevendo seus próprios cadernos de receitas para uma exposição durante a festa. Naquele ano, todas as merendeiras das unidades escolares foram convidadas a participar gratuitamente das aulas dos grandes chefs, durante o evento.

Com boa dose de ousadia e pitadas decisivas de criatividade, a boa ideia transformou-se num Programa Educativo que acabou por revolucionar a merenda dos alunos de 9 a 16 anos em Paraty.

Horário

Segundas, quartas e quintas:
18:00 h às 24:00 h

Sextas, sábados, domingos, férias e feriados
12:00 h às 16:00 h
19:00 h às 24:00 h

Endereço

Rua Dr. Samuel Costa, 198 - Centro Histórico
Paraty - RJ

Reservas

Tel: 24 3371-1725 (após as 18:00h)
E-mail: restaurantebananadaterra@gmail.com

Siga-nos

Copyright © 2016 Restaurante Banana da Terra - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio | Textos: Claudia Ferraz | Fotos: Claudia Anelli