Folia Gastronômica

Aulas, palestras, programação musical e infantil e, claro, a presença de chefs consagrados, que garantem degustações e pratos deliciosos para enriquecer os cardápios de muitos dos restaurantes da cidade.

Verdadeira folia de sabores e saberes, o evento foi idealizado pela chef Ana Bueno em 2003. Em sua primeira fase, aconteceu regularmente até 2008 e rendeu bons frutos para a divulgação do potencial gastronômico de Paraty.

Sob novo formato, teve sua retomada em 2014, então mais “maduro”, com foco no que a gastronomia pode oferecer, especialmente às novas gerações, em termos de oportunidades educativas e profissionais, e sintonizado com a alta performance da gastronomia brasileira, voltando-se para a qualificação profissional e aquecendo o turismo gastronômico e cultural na região.

Sem fins lucrativos, a Folia Gastronômica costuma acontecer em um final de semana do mês de novembro na paradisíaca e histórica Paraty. Com uma programação atraente e apetitosa, cada edição reúne na cidade chefs e profissionais renomados, que contribuem voluntariamente com suas expertises, dando aulas e participando da troca de conhecimentos e experiências com a população local. Nomes estrelados já participaram da Folia, entre eles Roberta Sudbrack, Alex Atala, Mônica Rangel, César Santos, Juarez Campos, Erick Jacquin, Ana Luiza Trajano e Janaína Rueda, todos entusiasmados com a experiência.

Apresentações musicais, exposições, aulas de cozinha para crianças, degustações para o público… Cada Folia é, em si, um capítulo na história na gastronomia de Paraty, com reflexos positivos na gastronomia brasileira. Em 2016, por exemplo, o ingrediente homenageado da festa foi o palmito, celebrado com pratos especialíssimos, criados nos restaurantes que integram o pólo gastronômico da cidade. Como em quase tudo nessa festa de sabores, a escolha do palmito teve lá suas razões educativas: é que a extração ilegal do produto foi, anos atrás, uma das causas da devastação da Mata Atlântica. Hoje, porém, o cultivo de palmitos como o pupunha, permite a extração após poucos meses de cultivo, o que garante que o produto chegue às mesas brasileiras de forma sustentável.

Ana Bueno não disfarça seu orgulho com o alcance da Folia. “O resultado desse trabalho é o desenvolvimento da cadeia gastronômica de Paraty, que vai da valorização dos produtores de alimentos locais, à qualificação dos restaurantes e a preservação do meio ambiente. Mas o que faz meu coração acelerar e me motiva grandemente é que, a cada ano, a Folia Gastronômica se fortalece nas salas de aula das escolas públicas de Paraty”, registra a chef, que também idealizou, desenhou e curte aprimorar em todos os seus detalhes o Programa Educativo – um velho sonho seu e fruto mais que doce da sua Folia Gastronômica, planejado para acontecer o ano inteiro nas escolas municipais.

ACESSE: www.foliagastronomica.com.br

Horário

Segundas, quartas e quintas:
18:00 h às 24:00 h

Sextas, sábados, domingos, férias e feriados
12:00 h às 16:00 h
19:00 h às 24:00 h

Endereço

Rua Dr. Samuel Costa, 198 - Centro Histórico
Paraty - RJ

Reservas

Tel: 24 3371-1725 (após as 18:00h)
E-mail: restaurantebananadaterra@gmail.com

Siga-nos

Copyright © 2016 Restaurante Banana da Terra - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio | Textos: Claudia Ferraz | Fotos: Claudia Anelli